Categorias

Receba os posts por e-mail

20 de março de 2012

Jantar de aniversário

Bruno fez aniversário no último dia 14, uma quarta-feira. Em pleno meio de semana, fica difícil fazer uma comemoração mais demorada. Combinamos, então, que faríamos um lanche em casa no domingo, para que a família pudesse vir. Mas, eu não ia deixar o dia passar em branco, né? Resolvi preparar um jantar especial. Seria um dos meus presentes para ele.

Minha ideia: Bruno chegaria em casa, eu o convidaria para uma “pizza” e pediria para ele tomar banho. Nesse tempo, eu iria por a mesa, fazer o drink da entrada, arrumar as entradinhas, aquecer o prato principal (que tinha feito pouco antes de ele chegar) e sentar no sofá como se nada tivesse acontecido. Sim, eu achei que daria tempo…

A realidade: Bruno entrou para o banho. Eu tive um branco. Não sabia o que preparar primeiro. Corri e fui fazendo tudo ao mesmo tempo. Percebi que ele já estava quase saindo do banheiro. Pedi para que esperasse dois minutos. Eu precisava, pelo menos, estar na porta esperando-o com o cartão-convite que tinha feito. Não consegui por a mesa do jantar.

Mesmo que não tenha saído tudo do jeito que eu tinha planejado, o resultado foi ótimo. Bruno adorou a surpresa. Entreguei a taça com o drink, mostrei as entradinhas e fui falando como eu tinha feito tudo. Um pouco depois, ele me ajudou a por a mesa e então jantamos. Estava tudo tão bom que esquecemos de fazer uma mísera foto…

Hora da sobremesa. Essa sim consegui registrar, mas com o celular mesmo. Uma ganache Floresta Negra.

Ganache Floresta Negra
Nossas duas taças prontinhas para serem degustadas!


Ganache Floresta Negra
Vista de cima



Vamos ao menu e às receitas?

* Entrada *
Damascos recheados com Crème d’Emmental e peito de peru
Abri os damascos, passei o creme (Polenghi) e salpiquei o peito de peru que eu tinha cortado bem miudinho.

Espetinhos
Em um palito de dentes, coloquei um cubinho de queijo tipo San Paulin (Polenghi), um pedaço de peito de peru dobradinho, uma cereja em calda escorrida e finalizei com uma azeitona verde sem caroço.

Kir
Em uma taça de champagne, coloquei um pouco de licor creme de cassis e completei com vinho branco (Santa Helena Sauvignon Blanc Reservado)


* Prato principal *
Lasanha de peito de peru e queijo
Usei a massa da Adria que vai direto ao forno, sem precisar cozinhar antes. Primeiro, fiz o molho branco tradicional, só que acrescentando cebola e alho. Segui a receita certinha, mas acabou ficando espesso demais e tive que colocar mais leite. Forrei o fundo da travessa com ele e, por cima, coloquei a massa. Mais molho. Pus uma camada generosa de queijo muçarela e outra de peito de peru. Mais molho, massa, molho, muçarela, peito de peru. Por cima, coloquei creme de leite sem soro. Polvilhei com parmesão e levei ao forno. Para acompanhar, o Santa Helena Sauvignon Blanc Reservado.


* Sobremesa *
Ganache Floresta Negra
Foi uma invenção minha. Para a ganache, derreti meia barra de chocolate meio amargo, acrescentei creme de leite gelado sem soro e um pouquinho de vodka. Misturei tudo muito bem. Coloquei nos copos. Em cima do creme, coloquei algumas cerejas em calda bem picadinhas. Cobri com creme de leite gelado sem soro e enfeitei com uma cereja. Deixei na geladeira até a hora de servir.


Que tal? Foi ou não foi uma bela surpresa para quem achava que ia comer uma pizza?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comments to Jantar de aniversário

Deixe seu comentário

 

 

 

* Itens obrigatórios

Em seu texto, você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>