Categorias

Receba os posts por e-mail

27 de julho de 2010

PaP da luminária de papel vegetal

No post do dia 25 de junho, eu disse que estávamos participando de um concurso no blog Casos e coisas da Bonfa. O resultado final saiu dia 6 de julho e nós não ganhamos. Tudo bem, o legal mesmo foi participar e ver tantas outras pessoas criando coisas muito bonitas e enchendo o blog da Kate de ideias fantásticas.

Quando fizemos nossa cúpula, fotografamos tudo para poder colocar o passo a passo aqui para vocês. Portanto, aproveitem! Abusem da criatividade, peguem ideias aqui, juntem com as suas e façam outras luminárias lindas!

Molde impresso e molde recortado

A Kátia nos forneceu o molde em um post do blog dela (link direto para o molde). À direita, o molde original impresso em papel sulfite. À esquerda, o molde impresso em cinza no papel vegetal (abri o molde no Photoshop e troquei a cor). Na imagem, quase não dá para ver, mas a olho nu estava num tom suficiente para ser recortado. Optei pelo cinza para que ficasse imperceptível caso o corte não fosse muito preciso. Na segunda imagem, o molde devidamente recortado com uma tesoura normal.

* * *

Recortando os apliques

Usamos furadores da Marvy Uchida e da Toke e Crie para recortar floresinhas. Para isso, aproveitamos as sobras do papel vegetal onde imprimimos o molde.

* * *

Trabalhando a borda e parte do material usado

A borda da luminária foi feita usando o modelo Scallop das tesouras da Fiskars e um furador que faz furos únicos bem pequenos. Na outra imagem, vocês podem ver como aproveitamos as sobras do papel para recortar os apliques.

* * *

Decidindo a posição e iniciando a colagem

Posicionamos as flores maiores em cima do molde para ter uma ideia do resultado final. Depois de termos uma ideia de como iríamos colar os apliques, começamos a colar as flores menores no centro das maiores. Usamos cola para papel, que não enruga, e um palito para poder dosar melhor a quantidade.

* * *

Continuando a colagem e colagem finalizada

Assim que as flores menores foram coladas nos miolos das maiores, colamos o aplique inteiro no molde, usando a mesma cola para papel com o auxílio de um palito de dente. Na segunda imagem, todos os apliques já estavam devidamente colados.

* * *

Montando

Nesta imagem, podemos ver a montagem da cúpula. Há encaixes que dispensam cola e permitem que a luminária possa ser desmontada depois.

* * *

Pronta

E aí está a nossa luminária pronta! Mas aqui ela ainda está em cima da mesa.

* * *

Ideia e fita

Também podem ser utilizados furadores de bordas na cúpula, em vez de fazer da nossa maneira, como podem ver na primeira imagem. No momento em que estávamos fazendo a nossa cúpula e usei o furador que recorta pequenos retângulos, tive a ideia de fazer uma luminária fazendo este corte na borda e passando uma fita. Como eu não tinha uma na hora para demonstrar, recortei uma tirinha de papel e pintei com lápis de cor só para passar a ideia.

* * *

Cúpula em taça baixa e alta

Na primeira imagem, nossa luminária foi colocada em cima de uma taça baixa (está sem a vela na foto). Já na outra, a cúpula foi colocada em uma taça mais alta e mais bojuda. Notem que o fundo da taça estava ligeiramente visível.

* * *

Acesa!

* * *

Espero que tenham gostado. Podem usar as ideias à vontade e se tiverem dúvida é só deixar um comentário. Mãos à obra!

Update: tem novo post falando sobre esse assunto – Cúpulas de luminárias com papel vegetal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 comments to PaP da luminária de papel vegetal

  • Ana

    Meninas, muito linda!!! Olha nao sei nada de artezanato mas queria muito fazer uma luminária pro meu quarto. Vcs tem moldes de flores ou estampas que posso usar na cupula? Muito obrigada!! Beijos

  • Unhh, acho que conheço essas mãos e essa mesa!!! rsrsrsrs

  • Haddad, não tinha visto esse post e amei o passo a passo! Sua luminária realmente ficou linda e foi feita com o maior capricho!!!! As flores fizeram um efeito maravilhoso!!!! Será que você aceitaria participar do BONFA CONVIDA mostrando esse post, o que acha???? Beijão!

  • Ahhh.. ficou linda a luminária! Super delicada!
    Beijocas

  • vera

    Achei muito linda essas cúpulas na taça. Mas preciso das medidas, para que eu monte a minha.

  • Juliano de Melo Mesquita

    Olá,

    Gostei muito desta luminária, é muito criativa e inclusive eu sugeri para um amigo meu que vai casar colocar nas mesas dos convidados…
    Mas fica aqui a minha dúvida, a chama da vela não tem perigo de estourar o vidro da taça?

    Parabéns pelo seu trabalho…

    Juliano Mesquita

  • Juliano Mesquita

    Olá Vera,

    As medidas desta cúpula é de:

    Diâmetro Superior x Diâmetro Inferior x Altura
    5x10x11=550cm3

    O molde preenche toda uma folha A4…

    Grato e espero ter ajudado!

  • Olá, Juliano! Obrigada por ter voltado e respondido à Vera. Acredito que seguindo o molde cujo link está no post ela tenha conseguido fazer a cúpula. Volte sempre! Se tiver alguma sugestão de post também, é só dizer!

  • Juliano

    Obrigado Patrícia, gostei de seu blog é muito interessante… se quiser pode me add no msn julianoucdb@hotmail.com… ao me add coloca na mensagem que você é daqui do blog….
    bjs

  • ivete

    Ola´…sou Ivete e andei viajando no blog, que amei.
    Mas estou precisando muito do molde da cupula…onde posso achar ????? Grata

  • Olá, Ivete! Obrigada por seu comentário!

    O link para o molde está no terceiro parágrafo do post, logo abaixo das duas primeiras fotos.

    Qualquer dificuldade, avise.

    Bjs!

  • Own! Que lindaaaa! Me encantei! Estou com muita vontade de tentar fazer uma dessas! Adorei! *-*

  • Oi, Graziela! Não perca tempo! Ponha logo suas mãos à obra e faça uma linda luminária. Depois me conta como ficou ou até manda uma foto. Sucesso!!!

  • [...] Receba os posts por e-mail Posts RelacionadosPaP da luminária de papel vegetal Posts [...]

  • Stéphani

    Olááá’, linda, linda, linda!!
    mas estou em duvida referente a cola utilizada, eu tentei com uma cola normal e o papel fica enrugado, a em bastão não segura, qual foi utilizada, para não deixar marcas??
    Obrigada!!!!

    • Olá, Stéphani! Que bom que gostou da luminária!

      Bom, a luminária é fechada por meio de encaixe, sem necessidade de cola. Há várias maneiras de se decorar a cúpula sem precisar colar nada. Mas, no meu caso, eu quis colar os apliques e usei cola branca mesmo. Só que usei beeeem pouquinho, colocando com o auxílio de um palito. Tem foto que aparece o palito. Como eu só colei o miolinho da flor, não deu para ver o enrugado.

      Realmente, cola branca enruga muito o papel vegetal. Antes do Natal, inventei uns outros enfeites e a emenda ficou realmente bem feinha. Como elas ficaram para trás, não comprometeu o resultado final, mas realmente enrugou. Não sei que outro tipo de cola poderia ser usada, só mesmo fazendo testes.

      Clique nas imagens abaixo se quiser vê-las maiores

      Árvore de papel vegetal
      Essa árvore é um cone fechado atrás com cola branca. Ficou bem enrugada, mas de frente não aparece. As estrelas também foram coladas com cola branca, bas como são opacas, esconde o enrugado.

      Invencionice
      Cilindro fechado com cola atrás. Mesmo problema da árvore acima. Flores coladas com cola branca apenas pelo miolo. Um pinguinho de cola bem pequenininho. O enrugado nem aparece.

  • olá…..AMEIIII a sua idéia e vou fazer pro meu casamento ^^
    mas a folha que eu comprei é TÃO fininha….q amassou tudo,
    você poderia me passar a gramatura do papel que vc usou? tenho medo de comprar um muito grosso….=D
    obrigado desde já e parabéns pelo trabalho!

    • Oi, Jackeline! Que bom que gostou! Olha, eu realmente não lembro a gramatura que usei, pois comprei a folha avulsa em uma papelaria. Mas, a minha amiga de onde peguei a ideia, a Katia (citada no post) usou 92,5 (no post dela tem foto da embalagem do papel). Acho que um um pouco mais grosso não faz mal, ainda mais se você for apenas recortar, sem imprimir. Se for para imprimir, eu acho que mais grosso pode borrar a impressão porque o papel vegetal não seca muito rápido. Boa sorte na sua procura pela gramatura ideal e não deixe de me mostrar depois. Já tô com um post engatilhado de outra leitora que viu as luminárias e fez pro casamento dela. Ficou uma graça! Bjs!!!

  • POxaaaaa muito obrigado…..vou comprar uma de cada um avulsa e testar ^^
    quando achar a ideal, posto a foto e a gramatura aki…..quem sabe ajudo mais alguém =D
    bjinhu

  • [...] post que inspirou uma noiva Patricia Haddad Um dos posts mais acessados deste blog é o PaP da luminária de papel vegetal. Aprendi a luminária com minha amiga Kátia Bonfadini e retratei no post o passo-a-passo enquanto [...]

  • claudia

    Muito interessante. Gostaria de saber se existe algum projeto social apra que eu possa doar sobras de papel vegetal, pois trabalho em uma empresa que gera muita sobra.
    Já que não posso reciclar, gostaria de participar de algum projeto.

  • olá td bem ? amei a sua idéia senssacional, vi tbm num outro site luminaria dos enrolados, gostaria de saber como faço pra imprimir um desenho no papel vegetal, só que a luminaria papel vegetal e a vela com bateria de led achei super legal já que em festa infantil é perigoso vela.a luminaria era quadrada com uma fita laranja nas laterais para unir e tinha impresso com o sol e o nome do aniversariante será que vc pode me explicar?? e qual fita devo colar?? ah e vi tbm que ela usa cola de isopor espero ter ajudado.

  • olá td bem ?? amei o seu trabalho senssacional !!!
    vi num site a lanterna dos enrolados será que vc poderia postar o molde passo-a-passo?? para eu imprimir um desenho no papel vegetal como posso fazer ?? queria tentar fazer a lanterna dos enrolados tinha uma fita cor de laranja nas laterais vc pode me dizer o nome dessa fita ficarei muito agradecida vou tentar fazer a cúpula tbm só que vou colocar vela de led pra não correr perigo já que quero fazer tema infantil e colocar nas mesas fica muito lindo!!! AGUARDO CONTATO BJKAS

  • Olá, Solange!

    Bom, para imprimir em papel vegetal não tem segredo: é só fazer do mesmo jeito que papel comum. Coloca o papel na impressora e só. A Canson vende uns blocos com 50 folhas, se não me engano, que sai bem mais em conta. Só tem que tomar cuidado porque o papel sai bem úmido da impressora, correndo o risco de borrar. É preciso esperar secar um pouco.

    Sobre essa luminária que você falou, confesso que não entendi bem. Você não tem uma foto? Me manda o link de onde você viu para ver se eu consigo te ajudar. Bjs!

  • Priscila

    Olá,
    Que grossura de papel vegetal é preciso pra fazer essa cúpula?
    Sabe onde encontrar pra comprar?
    Ficou muito linda <3

    • Priscila,

      neste meu projeto usei o papel vegetal da marca Canson, vendido em blocos de 50 folhas, e cuja gramatura é 92,5 g/m². Você encontra este papel em muitas papelarias, e várias delas vendem o papel por folha. A compra unitária é vantajosa se você for fazer uma experiência, ou mesmo poucas unidades. Mas, se for fazer muita coisa, vale mais a pena comprar o bloco.

      Você pode procurar também em lojas online. Na Kalunga, por exemplo, tem uma caixa com 100 folhas por um preço bem honesto (preço do dia 30/01/14: R$27,80).

      Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida, é só escrever de novo. E, quando fizer a sua luminária, manda uma foto para a gente!

Deixe seu comentário

 

 

 

* Itens obrigatórios

Em seu texto, você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>