Categorias

Receba os posts por e-mail

14 de novembro de 2012

Pomander ou bola de flores

Quando a Kátia pediu que as participantes do Chá das Flores enviassem sugestões de decoração para o evento, houve uma grande coincidência: três meninas (eu, Simone e Flávia) enviamos fotos de um mesmo projeto:

Pizzazzerie - pomander-step-by-step-diy
Imagem utilizada com autorização da Courtney, do Pizzazzerie.
Veja o passo a passo em Tutorial: how to make a pomander flower ball.



Eu já tinha visto esta bola decorada há um bom tempo e tinha muita vontade de reproduzi-la. O chá era a desculpa ideal! Nas trocas de email com as meninas que iam participar do evento, surgiu uma outra imagem linda, que me inspirou ainda mais:

rosemere_cordeiro_03
Imagem utilizada com autorização da Rosemere, do Fazendo Scrap. Mais imagens em Borboletas para o Chá de Bebê da Isabela


O projeto parecia de fácil execução. Eu precisaria de uma bola de isopor, papel, furador em formato de flor e alfinetes. Fácil, né? Nem tanto. Bom, as bolas eu comprei na Casa Cruz e custaram centavos. O papel eu tinha em casa (Vergê rosa 120 g/m2). O furador eu não tinha exatamente igual, mas tinha um que servia. Meu problema foi com os alfinetes.

No projeto original, vemos que foram usados alfinetes com a cabeça redonda, pequena e perolada em tons claros (nas imagens acima, vemos branquinho e rosinha). Fui à caça deles e, para minha decepção, só achei embalagens com cores sortidas e em tons bem fortes (além de maiores).

Alfinetes_Caçula
Alfinetes com a cabeça perolada em tons fortes – foto feita na Caçula da Rua Buenos Aires


Sem tempo para perguntar onde a Rosemere tinha comprado tais alfinetes e sem encontrar os que eu julgava apropriados, pensei em algumas alternativas. Uma delas foi usar alfinetes de mapa. A outra foi utilizar os chamados alfinetes de cabeça que eu já tinha (os meus eram tamanho 24 mm, mas pode usar o de 20 mm) com algumas peças de bijuteria que também estavam guardadas.

Material
Na imagem, a bola, sutache, furador, os alfinetes com algumas peças de bijuteria para enfeitar e o papel vergê

Para ver qual das pecinhas de bijuteria ficaria melhor, pus um alfinete de cada na bola e ainda pedi a ajuda do marido para escolher. Optamos pelo que tinha a pérola rosinha.

Escolhendo os alfinetes
Na ordem: pérola branquinha, balãozinho matizado rosa, alfinete de mapa, pérola rosinha metalizada e miçanga branca perolizada


Usei um furador no formato de margaridinha. Na minha opinião, o formato de flor usado nos exemplos acima (do Pizzazzerie e da Mere) fica mais bonito. Como as flores ficam maiores, as pétalas acabam levantando, criando um efeito muito bonito, ainda mais quando são usadas duas flores, uma por cima da outra.

Comecei pela volta do meio e fui fazendo as demais voltas, uma de cada lado, até chegar aos extremos. Note que a volta do meio foi pregada por cima de um pedaço de sutache, que usei para fazer uma alcinha e facilitar na hora de pendurar a bola em algum lugar. Se preferir deixá-la sobre a mesa, ou sobre uma taça, é só colocar a alça para o lado de trás ou para baixo. No total, usei 221 flores, distribuídas assim:

  • Volta do meio = 25
  • 1ª volta = 25 x 2 = 50
  • 2ª volta = 20 x 2 = 40
  • 3ª volta – 20 x 2 = 40
  • 4ª volta = 15 x 2 = 30
  • 5ª volta = 11 x 2 = 22
  • 6ª volta = 6 x 2 = 12
  • 7ª volta = 1 x 2 = 2


Bola quase preenchida
Bola quase toda preenchida


Como eu tinha comprado duas bolas de isopor, resolvi fazer um segundo pomander, mas de maneira diferente. Usei dois furadores de desenhos iguais, mas tamanhos diferentes, sobrepondo as flores. O esquema ficou assim:

  • Volta do meio = 9
  • 1ª volta = 8 x 2 = 16
  • 2ª volta = 4 x 2 = 8

Por serem flores maiores, foram necessárias bem menos voltas. No total, usei 33 alfinetes, cada um com duas flores de papel (uma maior e outra menor). Veja as duas bolas prontas e cada uma delas em detalhe:

As duas bolas prontas
As duas bolas prontas

Detalhe da bola com flores menores
Detalhe da bola feita com as margaridinhas

Detalhe da bola com flores maiores
Detalhe da bola feita com flores maiores


Acho que as flores maiores ficariam melhor em uma bola um pouco maior. Fica a ideia para uma próxima oportunidade. E você? Se animou a fazer o projeto aí? Se fizer, não esqueça de vir mostrar!

P.S.: acredita que eu esqueci de levar as bolas para o chá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

56 comments to Pomander ou bola de flores

  • Nossa ficou lindo demais e sabe que eu achei a de flor pequena mais bonita, acho que por ter mais alfinetes!!

    Bjs

    Gélia

  • Ah, gostei muito! Parabéns pelo capricho :)
    Eu ainda não conhecia esta tal de Pomander. Pois são bem lindas!

  • Adorei Paty, ficou uma graça.

  • Meninas, que bom que vocês gostaram. O efeito é bem bonito mesmo e dá para pensar em outros usos para a bola, outros materiais e formatos para as flores e por aí vai. É só deixar a imaginação fluir. Beijos procês!

  • Patricia porque vc esqueceu?rs
    Que coisa mais linda estas bolas! Fiquei apaixonada!!!
    Parabéns pela dedicação e capricho!!
    Bjos

  • Não sei, Flávia. Fiquei tão desolada quando entrei na Kate e a Claudinha tava pendurando aquelas bolas… foi quando me deu o estalo e percebi que as tinha esquecido.

  • Patricia,

    Adorei a bola de flores com as margaridinhas! Curti todo o post e achei muito legal vc ter colocado quantas flores ia em cada volta (parabéns pela paciência!). Quando eu fiz as minhas, também optei por usar alfinetes e pérolas (o que dá mais trabalho ainda, rsrs). Se vc “bolear” as flores, principalmente as da bola maior, vai ter um efeito muito mais bonito, experimente!

    Que pena que vc esqueceu de levar as bolas para o Chá, rsrs.

    Bjos!

    Rose

  • Oi, Mere! Obrigada pela dica de bolear as flores. Só não sei o que usar para fazer isso nas flores grandes. O boleador que tenho é muito pequeno (fininho). E quer dizer que vc usou alfinetes com pérolas enfiadas? Na foto não dá para perceber isso. Achei que eram alfinetes que já tinham aquela cabeça perolada. Bjs e obrigada por ter permitido a utilização da sua imagem.

  • Paty, fiquei encantada! Que coisa linda e bem feita!!! Só vc mesmo.. acho que não tenho muita paciência para isso não…rsss
    Beijos

  • Nossa Patrícia, não sabia que tinha conseguido fazer as pomanders (aprendi esse nome aqui ;) ). Ficaram lindas, eu amei as com margaridinhas, ficou linda de morrer!Precisamos de um evento para usá-las!Acho que você podia explicar o que é bolear para os leigos no assunto.
    Bjs Ana.
    http://www.deanaaz.blogspot.com

  • cláudia Silva

    amei…lindo de mais em minha nova casa terá com certesa essas bolas decorando minha sala de estar e jantar

  • Martinha e Ana, fiquei com muita raiva por tê-las esquecido em casa. Queria tanto que vocês vissem de perto… Afinal, foi uma das inspirações que mandamos para a Kate. Mas, paciência.

    Ana, bolear é usar um objeto com a ponta esférica para passar em cima de outro material e deixá-lo com formato arredondado. Neste caso, se eu usasse um boleador nas pétalas das flores, elas ficariam levantadinhas e com aquele côncavo típico de pétalas de verdade, sabe? Nas margaridinhas ficaria lindo, mas o trabalho seria hercúleo. Nas flores maiores eu precisaria de um boleador bem grande. O que tenho é fininho, pouca coisa maior que a ponta de uma caneta esferpgráfica. Não daria certo nas flores maiores.

    Cláudia, faça mesmo para a sua casa. Será um sucesso. Experimente com outras tonalidades de papel e até com outros cortes. Acredito que tons terrosos também criem um ar bem bacana, uma coisa meio outono. Acho que qualquer dia vou tentar uma com folhas em vez de flores. Será que fica bom? Quando você fizer, não esqueça de vir mostrar. Manda email pelo formulário de contato ou deixa comentário aqui que a gente combina para mostrar seu trabalho.

  • Raquel

    LINDASSSSSS amei as duas!!! Até pensei em uma terceira bola com a flor maior e com a margaridinha de miolo…

  • Também deve ficar linda, Raquel! E já pensou a margaridinha branca para contrastar com a flor maior rosa? É só soltar a imaginação. Não há limites! Bjs!

  • Patricia, adorei a dica de usar alfinetes com pérolas ou miçangas … também estava no dilema dos alfinetes prontos de cores terríveis ou de tamanhos inadequados e por isso não tinha feito minha pomander ainda.
    Vou correndo tentar!
    Beijos,

    Maria Tais
    maesefesteiras.blogspot.com

  • Maria Tais, o melhor é que, provavelmente, esta opção fica bem mais em conta. Os alfinetes que usei são muito baratinhos e as peças de bijuteria também custam muito pouco. E mais: você ainda pode varias as miçangas, as pérolas, as continhas e fazer modelos bem diferentes. Dá um pouco mais de trabalho (coisa pouca), mas fica bem bacana! Quando fizer a sua, venha mostrar aqui. Não esqueça!

  • Oi, Patricia, realmente as miçangas dão uma flexibilidade maior e com menor custo, esses alfinetes de cabeça são bem carinhos!
    A pomander já está na lista (não pequena) dos trabalhos que quero fazer até o final do ano.
    Quando fizer, pode deixar que venho para mostrar!
    Um abraço,

    Maria Tais
    maesefesteiras.blogspot.com

  • [...] Receba os posts por e-mail Posts RelacionadosPomander ou bola de floresNovas ideias de decoração de Natal Posts [...]

  • Cláudia

    Pesquisando sobre Pomanders descobri um site americano (The Idea Room) onde a dona, Amy Huntley, estava tendo o mesmo problema com os alfinetes, a solução foi pintar com tinta spray. Ficou ótimo, nem parece que eram de outras cores.
    O link é:

    http://www.theidearoom.net/2011/03/diy-pomander-balls.html

    Espero ter ajudado.
    Abraços.

  • Cláudia

    Ah! Outra possibilidade: pistilos para flores artificiais.
    Eles tem as pontas peroladas, não?
    Abraços.

  • Oi, Cláudia!pintar com tinta spray é uma boa ideia. Só que é meio trabalhoso, né? E tem que considerar o custo da tinta, ver se não descasca, mas é interessante. Já os pistilos, até onde me lembro, têm a haste muito flexível. Não sei se conseguiríamos atravessar a flor e cravar na bola de isopor. Acho que não tenho nenhum nos meus guardados, mas vou fuçar e, se encontrar, faço um teste. Bjs! Obrigada pelo link. Já guardei aqui para ver com mais calma depois.

  • Márcia Castro

    Parabéns. Simplesmente apaixonantes. Vou fazer para enfeitar o casamento de minha sobrinha/afilhada no próximo ano.Concordo que realmente o mais difícil está endo comprar os alfinetes, principalmente em Belo Horizonte. Vou experimentar também os pistilos, talvez seja fino par prender no isopor, mas vou tentar. Obrigada e um abraço

  • Nossa que ideia linda, já vi essas bolas pela net, as suas ficaram linda demais. Parabéns pela criatividade
    bjin
    http://mundinhodasmamaes.blogspot.com.br/

  • Danielle Nunes

    Que ideia mais linda. Parabéns vou usar agora no fim de ano e para a decoração da festa de 15 anos da minha prima. Muito lindo.

  • Karen

    Olá, achei simplesmente lindo esse arranjo.
    Quero fazer isso para decorar meu casamento.
    Uma dúvida: precisa mesmo usar o cordãozinho pra dar as voltas ? Eu imaginei em pregar as florzinhas direto na bola com o alfinete.
    Parabéns pelo PAP, ficou lindo !

  • Cristiane

    Linda de morrer ficaram, só me desculpe, pois sou totalmente leiga nesse assunto, mais amei e queria fazer essa bolas para decoração no natal. As flores você fez? existe algum objeto especifico para o corte? Obrigada

  • Márcia, se fizer o teste com pistilos, conte para a gente o resultado. Eu acho que a haste é muito maleável. Não sei se será forte o suficiente para perfurar o papel (a flor) e o isopor. Mas, tente! E quando fizer, mande fotos! Vou adorar publicar aqui!

    Lívia e Danielle, muito obrigada!

    karen, não precisa do cordão. Eu só pus uma volta no meio para formar uma alça, facilitando na hora de pendurar a bola. Mas, se você não for pendurá-las, não tem necessidade. As demais flores foram todas pregadas direto na bola. A volta do meio é desnecessária para quem vai usar as bolas apoiadas em mesas ou em taças, ou mesmo se você for fazer no formato de árvore (topiaria), como fez a Jan (http://www.antesduranteedepois.com.br/as-bolas-de-flores-como-enfeite-de-natal)

    Cristiane, usei um furador de papel (na quarta foto ele aprece: um verdinho, escrito TEC). Você encontra deste furadores hoje em dia com bastante facilidade em lojas de material para artesanato e scrapbooking. Até pela internet você encontra. Você é de que cidade?

    Meninas, estou muito feliz com tantos comentários. Quem tiver dúvidas, é só perguntar!

  • Maria Inês

    Parabéns!!! Amei a ideia, ficaram maravilhosas….

  • Sonnia

    Adorei vou fazer com certeza já que tenho umas bolas de isopor perdidas .Belo trabalho um capricho só . Abraços.

  • Maria

    Ola Pat, na verdade são brincos de perolas, e não alfinetes, aqueles que encontramos baratinhos em lojas de atacado que vendem para lojas de biju, tem de varios tamanhos, em umas cartelas enormes que sai por volta de 15 a 40 centavo o par dependendo do tamanho, com ele o trabalho fica muito bom tambem!

  • Nossa, gostei mesmo, mas achei a maior mais bonita, achei que a miúda só se vê os alfinetes, a não ser que as margaridinhas fossem maiores
    bjs

  • Engraçado eu tive duas ideias que poderiam dar certo. Uma era comprar brincos de pérolas para servir como o alfinete e a outra que não testei e que aprendi com minha mãe (miniaturista) é usar esmalte de unha para pintar pequenas coisas, com isso vc poderia usá-lo para pintar a cabeça dos alfinetes!
    bjs
    Ana.
    http://www.deanaaz.blogspot.com

  • Renata, eu acho que o ideal mesmo seria um meio termo. A de flores menores realmente mostra muito mais os alfinetes que as margaridinhas. Já a outra eu acho que ficaria melhor se a bola fosse um tiquinho maior. Acho que as flores se acomodariam mais.

    Maria e Ana, os brincos de pérolas, se forem miudinhos, podem funcionar bem, sim. Só acho que fica um pouco caro.

    Ana, juro que cheguei a pensar em pintar as cabeças com esmalte! Foi a primeira ideia que tive quando comprei os alfinetes de mapa, que são brancos e sem graça. Mas, desisti pelo seguinte: primeiro que os alfinetes de mapa têm a cabeça muito grande para as bolas que eu ia fazer (considerando as floresinhas também); e depois porque, para pintar os alfinetes, eu ia ter que espetá-los em algum lugar para deixá-los secando. Aí percebi que seria trabalho demais e optei pleos alfinetes com peças de bijuteria que vocês vêm nas fotos.

  • ELAINE

    ONDE COMPRAR AS FLORZINHAS

  • Elaine, não sei se vendem essas flores já cortadas. As minhas eu fiz usando um furador, que inclusive aparece em uma das fotos.

  • DORLI LUCHINI

    Parabéns Patrícia Haddad pelo trabalho… ficou maravilhoso… nós mulheres, na correria do dia a dia precisamos deste tipo de alternativa para decorações mais em conta e com criatividade… Assim fica mais fácil para o bolso e gosto da cliente…

  • Jéssica

    Muito lindo!!!
    Gostaria de saber qual o tipo de papel que foi utilizado,obrigada

  • Obrigada, Dorli!

    Jéssica, o papel que usei foi o Vergê rosa 120 g/m2 (está ali no meio do texto), mas você pode experimentar outros papeis. Usei este pq eu já tinha em casa, mas faça testes com outros e mostre o resultado depois! Bjs!

  • Jéssica

    Tentarei com cartolina,o grande problema agora é encontrar o furador,na minha cidade já liguei nas papelarias não tem :(

  • Cartolina deve funcionar bem! Quanto aos furadores, você pode tentar lojas online. Existem muitas que vendem material para scrapbooking. Boa sorte!

  • rita

    achei lindo gosto mt de artesanato , tbm faço alguns bjs

  • cida artesanato

    onde conseguir essas flozinha furadas ,naõ conseguir aqui bjus

  • Não sei se existe essas flores já recortadas para vender. As minhas eu furei com o furador que aparece em uma das fotos.

  • marta

    amei uma graç………..

  • Renata Barreto

    Olá Patricia!
    Aproveitei sua dica e fiz a boa de flores para o chá de bebê da minha filhota! Ficou lindo demais! Usei o cortador de flor hélice da TEC, com pérolas rosa e alfinetes 24. Ficou muito parecido com a imagem original da Rosemere. E como vocé comentou os alfinetes foram a parte mais difícil mesmo! Fiz para a mesa dos convidados!
    Valeu pela dica e inspiração!

    Abraços,
    Renata Barreto

  • Que bacana saber que você seuiu as dicas do blog, Renata! Imagino o seu trabalho. Foram muitas que você fez? Manda uma foto!

  • Renata Barreto

    Estou terminando de fazê-las ainda! O chá será sábado, dia 06/07. Serão ao todo 14 delas, usando bola de isopor 125mm. Como faço pra mandar foto pra você ver?

  • Renata,

    seu trabalho ficou mega lindo, gostaria de saber se tem outro nome o papel porque não estou encontrando na minha cidade
    Grata

    Cleonice

  • Cleonice, acredito que sua mensagem não seja para a Renata, já que não tem foto do trabalho dela aqui. Se você está se referindo à bola que fiz, e ao papel Vergê que cito no post, ele só tem esse nome mesmo. Mas, eu só o usei porque tinha em casa. Você pode usar qualquer outro papel, até mesmo chamequinho. O vergê costuma ser encontrado em papelarias comuns, assim como o chamequinho.

  • Renata Barreto

    Olá Patricia!
    A bola que eu fiz foi com o papel da marca Canson modelo Vivaldi, gramatura 180. Ele vem em folhas de 50×65 cm e fica muito mais barato do que comprar papel A4.

    Abraços,
    Renata Barreto

  • SYLVIA

    Como faço para comprar para o niver da minha bb de 1 ano para ser centro de mesa ??????

  • Sylvia,

    estou te mandando um email.

    Abs,

  • rossana

    oi !!lindos teus trabalhos! simplesmente maravilhosos! quero me atrever a fazer, so nao entendi que tipo de papel voce usou, por favor me de esta dica . obrig parabens!!!

  • Oi, Rossana! Obrigada pelo comentário. Faça sim, não é difícil. Dá um pouco de trabalho, mas é gostoso fazer. O papel que usei nesse caso foi o Vergê rosa 120 g/m2. Esse papel é facilmente encontrado naquelas seções de papaeis para impressão em papelarias. É vendido no formato A4. Para saber mais sobre ele, veja esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_verg%C3%A9

    Só se encontra este papel em cores claras (tons pastel). Veja o que tem à venda na Kalunga: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_verg%C3%A9

    Espero ter ajudado!

  • Aurea

    Adorei suas respostas.
    Pesquisei muito onde encontrar um furador de 4 pétalas para comprar, mesmo que online.
    Moro em palmas To e preciso com urgencia dos furadores. Um de margaridinha e outro uma florzinha de 4 pétalas.
    Aguardo sua sugestão.
    Obrigada

  • Aurea, tem muitas lojas virtuais que vendem esses furadores. Procure no Google por furador margarida ou furador flor. Você deve encontrar. Boa sorte!

Deixe seu comentário

 

 

 

* Itens obrigatórios

Em seu texto, você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>